O clima afeta a todos. Apesar de possuírem pelos, os animais também sofrem com as baixas temperaturas, com o vento e com a queda na umidade relativa do ar. Em dias frios ou durante o inverno, cães e gatos ficam suscetíveis a doenças como gripe, resfriado e problemas respiratórios, pneumonias ou osteoarticulares. Por isso, é importante manter seu animal de estimação aquecido.

Confira algumas dicas;

1⃣Ofereça abrigo e cobertores 👉🏼 Se o seu animal vive fora, no quintal, procure abrigá-lo em uma casinha de tamanho apropriado e aquecê-lo com roupinhas e cobertores. Especialmente durante a noite! A casinha deve ser colocada em um local livre de chuva e de correntes de ar. Se tiver um quartinho ou puder colocá-lo para dentro neste período é o ideal para seu melhor amigo. O animal nunca deve ficar ao relento ou em contato com chuva ou vento: assim como uma criança ou um idoso, os cães e gatos podem adoecer nessas condições.

2⃣ Dê mais roupas e menos banho 👉🏼 Além de oferecer proteção, evite banhos frequentes nesta época. E no caso de cães e gatos peludos, procure não tosar, pois o pelo ajuda o animal a se proteger do frio. Se o seu animal já estiver acostumado ou se tiver o pelo muito curto, vista roupinhas e capas. Só não se esqueça do conforto: nunca use roupas ou acessórios que restrinjam o movimento ou a respiração do pet.
3⃣ Capriche na tigela 👉🏼 No inverno os animais gastam mais calorias para manter o corpo aquecido e por isso necessitam de um aporte maior na alimentação. Para a alegria dos comilões, os donos podem aumentar a quantidade de ração ou de alimento entre 10 e 20%, dependendo do animal.

4⃣ Fique de olho nas vacinas 👉🏼 Os gatos devem estar com a vacina tríplice em dia e os cães com a vacina V8. Se for um cão filhote, idoso ou que more com muitos outros cães, procure vacinas especificas para gripe canina